Ignorar links

Enfermagem Forense: tudo o que você precisa saber

A Enfermagem Forense é um curso de especialização reconhecido pelo Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) que proporciona aos profissionais uma oportunidade de crescimento na carreira. 

Considerada uma das profissões do futuro da enfermagem, a especialização oferece aos profissionais a formação adequada para atuar em casos de violência, prestando atendimento especializado. A enfermeira forense e o enfermeiro forense desempenham um papel fundamental ao longo de investigações criminais. Seu papel envolve o atendimento às vítimas, identificação de lesões, coleta de evidências, entre outras atividades. 

O que é Enfermagem Forense? 

A Enfermagem Forense é a aplicação das técnicas de enfermagem em questões judiciais. Dessa forma, ocorre uma junção da ciência da enfermagem com os aspectos forenses no cuidado à saúde. A especialização do campo da saúde forma profissionais altamente qualificados a prestar um atendimento ético e de qualidade às vítimas de violência. 

O profissional é importante em todas as etapas do atendimento. A sua atuação é requisitada da atenção básica até as emergências. A enfermagem forense foi reconhecida no Brasil em 2011 por meio da Resolução do COFEN de nº 389. 

Onde atua o enfermeiro forense? 

Enfermeiras especializadas na área forense encontram diversas oportunidades no ambiente profissional, é possível trabalhar em escolas, na comunidade, nos hospitais, especialmente no setor de emergência, nos centros de saúde e instituições médico-legais.

A presença das profissionais será fundamental em qualquer ambiente que possua pessoas em situação de violência. 

O que faz o profissional de enfermagem forense? 

O enfermeiro forense atua com assistência aos envolvidos em diferentes casos de violência, o que envolve o atendimento à vítima, familiares, agressor e à sociedade. Profissionais da área auxiliam no tratamento de vítimas de violência sexual e doméstica. Em enfermagem forense é fundamental avaliar as condições da ocorrência e ter o cuidado necessário para que a vítima tenha os seus direitos respeitados. 

A atuação na área exige dos profissionais bastante ética e preparo profissional e psicológico, visto que terão bastante convivência com violência e casos que resultam em morte. 

Segundo a Associação Brasileira de Enfermagem Forense, enfermeiros forense podem desempenhar as seguintes competências:

Investigação da morte;

Traumas, abusos sexuais, maus tratos e outras formas de violência;

Testemunho pericial;

Conservação de vestígios;

Enfermagem carcerária;

Desastre em massa;

Acolhimento de famílias em situação de processos em área civil e criminal;

Auxílio em Delegacia da Mulher;

Acompanhamento de Conselhos Tutelares;

Auxílio em exames de corpo delito, medida cautelar e conjunção carnal, entre outros.

Para se desenvolver na carreira é fundamental investir em pós-graduação em Enfermagem, pois o curso especializa os profissionais em áreas específicas. Além de ampliar os conhecimentos, também é um diferencial para o currículo. 

Se você deseja se formar ou especializar, conte com descontos exclusivos na Líbano. Verifique a disponibilidade da especialização que mais combina com você e faça a sua inscrição hoje mesmo. 

Deixe um comentário

🍪 Este site usa cookies para melhorar sua experiência na web.