Existem muitas diferenças entre um curso de graduação e uma pós-graduação. Além do propósito, do formato e das próprias disciplinas, a carga horária das aulas e duração total da especialização mudam bastante.
Sabe qual a carga horária de um curso de pós-graduação?
Primeiramente, em uma pós-graduação as aulas não costumam ser diárias. Na maioria dos casos elas acontecem apenas em alguns dias durante a semana e, dependendo do caso, aos finais de semana também.
No que se refere aos cursos lato sensu (especializações e MBA – Mestrado em Administração de Negócios), a carga mínima regularizada pelo Ministério da Educação (MEC) é de 360 horas-aula. Esse tempo inclui o período de estudo individual ou em grupo, sem assistência docente, além do tempo de realização do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Ao final, apenas depois da aprovação nesse trabalho final, o aluno recebe um certificado de conclusão.
Pós stricto sensu
Nos casos de pós-graduações stricto sensu as regras são diferentes. Para mestrado, por exemplo, a duração é de 18 a 24 meses. Isso muda em casos de mestrado profissional, quando o curso passa a durar entre 12 e 18 meses. Quanto ao doutorado, sua duração é de 25 a 42 meses.
Essa diferença tão grande na duração dos cursos se dá porque os alunos costumam cursar modalidades lato sensu justamente para focar em sua profissão ou seguir uma carreira. Assim, eles precisam ter horários flexíveis de aula, pois também precisarão se dedicar ao trabalho.
Já nos casos de pós stricto sensu, tanto no doutorado, quanto no mestrado, exige-se uma dedicação maior. Isso não significa que o estudante não consiga trabalhar enquanto realiza o curso, porém, ele terá um tempo mais restrito. Não se esqueça que, como pesquisador, é necessário participar de congressos, palestras e aulas.
Quer começar a sua pós?
Depois de definir qual é o seu objetivo ao fazer uma pós-graduação, chegou a hora de encontrar o curso ideal, certo? Acesse agora mesmo o site da Líbano e confira as oportunidades exclusivas.