Uma pesquisa do Instituto Semesp mostra quais são os cursos de graduação que mais empregam profissionais formados no país. Desenvolvida com o apoio da empresa Simplicity, a segunda edição da Pesquisa de Empregabilidade do Brasil apresenta o nível de empregabilidade das carreiras por área.
O levantamento foi feito através da participação voluntária de 9.228 egressos, no período entre 13 de outubro e 16 de novembro de 2020. Os participantes responderam um questionário e as respostas serviram como base para montar as informações do estudo.
A pesquisa do Instituto Semesp contou com profissionais formandos e egressos. No primeiro caso, foram 5.264 participantes de 592 instituições públicas e privadas em 179 cursos. Já o grupo de egressos foi formado com recortes do ensino presencial e EaD com participação de 3.964 voluntários, de 254 instituições públicas e privadas e 151 cursos.
Veja abaixo os cursos com maior empregabilidade:
Medicina: 100%
Engenharia de Computação: 97,4%
Ciência da Computação: 93,2%
Enfermagem: 92,5%
Fisioterapia: 91,3%
Biomedicina: 90,4%
Sistemas de Informação: 89,9%
Geografia: 88,3%
Contabilidade: 87,4%
Economia: 87%
Os cursos que compõem a lista são, em sua maioria, da área de saúde e da tecnologia. Segundo a pesquisa, 61,4% dos formandos de instituições de ensino privadas e 65,2% dos egressos de instituições públicas estão empregados e atuam na área de sua formação. Neste percentual há trabalhadores efetivos e estagiários.
Com esse resultado, podemos nos certificar de que os dois campos que mais empregam, são justamente os que possuem maior procura no dia a dia pelo grande público, uma vez que cada vez mais pessoas desejam se cuidar e do outro lado, se conectar.
Para mais informações como essa, acesse nosso blog e acompanhe mais conteúdos.