Estamos vivendo em um mundo cada vez mais globalizado e midiático, consequentemente, existem algumas funções estão correndo o risco de extinção. Uma pesquisa elaborada pelo site CareerCast, avaliou as projeções para o mercado norte-americano e constatou que algumas profissões bastante comuns como carteiro e operador de telemarketing não existirão em 2025.
Ou seja, além de se preocupar com a concorrência de emprego, o profissional também deverá refletir se o seu trabalho nos próximos anos não irá virar uma função robotizada, ou seja, entrar em extinção.
Para você ter uma noção de como isso irá funcionar, outra pesquisa realizada pela Universidade de Oxford, localizada na Inglaterra, fez um estudo do futuro das profissões na Europa e com base nelas, identificou dez profissões que devem seguir como tendência dos países desenvolvidos e desaparecer no Brasil. Entre elas:
1. Operador de Telemarketing;
2. Contador;
3. Motorista de Caminhão;
4. Condutor de trem e metrô;
5. Taxista;
6. Arquivista;
7. Carteiro;
8. Agricultor;
9. Repórter de Jornal Impresso;
10. Funcionário de Gráfica.
Essas e outras funções estão passando agora por um fenômeno evolutivo e que ou você se atualiza e adapta ao mercado ou permanece estagnado e acompanha sua mão de obra sumir do mapa.
Se você está atuando ou pensa em fazer carreira em uma dessas áreas acima, mas ficou com receio de seguir em frente por falta de estabilidade, por que não mudar o rumo da história da sua vida agora mesmo? Existem muitas outras profissões que você pode se encaixar. Acesse agora mesmo o site da Líbano e confira as opções de cursos.