A concorrência no mercado de trabalho leva muitos profissionais a procurarem por uma especialização em sua área. Mesmo aqueles que querem prestar um concurso público também optam por fazer uma pós-graduação e isso acontece por vários motivos.
Um deles é que, além do profissional acabar ganhando um maior conhecimento na sua função para aplicá-lo no dia a dia, a especialização pode ajudar bastante na obtenção de pontos na prova pelo candidato e, inclusive, influenciar sua classificação.
Isso acontece porque, segundo a resolução 75 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), há uma análise dos títulos obtidos pelo candidato (chamada também de “prova de títulos”) que pode contar bastante caso haja, por exemplo, um empate na pontuação de uma prova.
Mas, afinal, como a análise dos títulos funciona?
Bem, a prova de títulos é realizada após o exame objetivo (fase não eliminatória, apenas classificatória). Ou seja, nenhum candidato é reprovado por ter um diploma a menos ou não ter uma pós-graduação, mas, aqueles que tiverem podem ter uma vantagem na aprovação (ainda mais se houver muitos concorrentes).
Dependendo do cargo desejado pelo candidato, a especialização é ainda mais necessária. Quando se está prestando um concurso que envolve cargos de chefia, por exemplo, as exigências para aprovação só aumentam. Sendo assim, a pós-graduação terá uma grande importância para o concurseiro.
Há também aqueles cargos públicos em que a pós-graduação não ajuda apenas na obtenção de pontos, mas também influenciam na composição da remuneração do profissional o famoso dinheirinho suado no fim do mês. Isso acontece, por exemplo, em carreiras ligadas ao estado e também ao governo.
Quais são os títulos
Se você não sabe quais títulos do candidato são analisados, não precisa se desesperar. Entre as opções de certificados estão aqueles obtidos com a conclusão de cursos de MBA, pós-graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Também contam publicações de livros ou artigos, trabalhos científicos, além e experiência profissional.
Todas essas informações podem ser consultadas no edital publicado que regula o concurso prestado. Em cada um terá certinho as normas a respeito da atribuição de pontuação após a análise de provas, além das diferenças salariais entre os profissionais que têm e os que não têm uma especialização.
Caso você esteja se preparando para um concurso público que ainda terá o seu edital publicado, vale a pena conferir o edital do exame anterior para ter uma ideia de quanto pode valer a sua titulação na sua vez de prestar a prova.
Bora fazer uma pós-graduação?
Já está na hora de dar início a sua pós-graduação e dar aquele upgrade na carreira, certo? E não é necessário gastar uma baita grana para isso. No site da Líbano tem opções imperdíveis para quem deseja começar a se preparar para um concurso público. Dê uma olhada nas opções!