Atualmente, o mercado de trabalho para os profissionais do Direito é um dos mais desafiadores. Há diversas leis no sistema jurídico brasileiro e muitas delas se influenciam mutuamente, em evidente diálogo de fontes. Nesse contexto, aprofundar os estudos e buscar qualificações, em um sistema jurídico complexo, que muda constantemente, é uma atitude necessária, pois há uma exigência de reinvenção na profissão, por isso, a advocacia cível é uma ótima opção.
Uma das áreas importantes e reconhecidas no mercado jurídico é a advocacia cível. Em linhas gerais, o Direito Cível trata de boa parte das relações contratuais estabelecidas atualmente e de temas importantes para várias outras áreas do Direito, como o instituto da responsabilidade civil. Ter uma pós-graduação em Direito Cível, então, é bastante indicado para os advogados contemporâneos.
Discorreremos, a seguir, sobre a atuação de um advogado com foco em Direito Cível, como está o mercado de trabalho nessa área, como funciona e se vale a pena investir em uma pós em advocacia cível. Vamos lá!
Entenda se vale a pena investir em uma especialização em Direito
Em um mercado jurídico dinâmico, desafiante e exigente (como o atual), é altamente recomendado o investimento em uma especialização em Direito, pois a graduação em Direito tem perfil superficial, sem preparação para temas mais profundos e complexos de áreas específicas.
Uma das grandes vantagens de um investimento em uma especialização em Direito é a expansão de conhecimento, o aprofundamento e, consequentemente, a valorização do currículo profissional no mercado de trabalho. A maioria absoluta das empresas, escritórios e demais âmbitos do mercado jurídico exige, além de um bom diploma de graduação, uma especialização em Direito e habilidades com línguas estrangeiras.
É o mínimo que se espera do profissional que pretende estar bem posicionado no mercado de trabalho. Aqueles que não investem em especializações, não têm conhecimentos em línguas e se acomodam com um diploma de graduação tendem ao desemprego, ao ostracismo no mercado de trabalho.
Agora que entendemos um pouco sobre a importância de uma especialização em Direito, trataremos, no próximo tópico, das principais atuações de um advogado com foco em Direito Civil.
Conheça as principais atuações de um advogado com foco em Direito Civil
Após compreendermos se vale a pena investir em uma especialização em Direito, partimos agora para uma breve análise das principais atuações de um advogado com foco em Direito Civil. Há diversas possibilidades de atuação como advogado civilista, e a esfera judicial (mais comum e conhecida) é apenas uma delas.
O advogado com foco em Direito Civil pode atuar em núcleos de conciliação judicial, mediando os conflitos dos seus clientes com terceiros, em busca de uma solução aceitável para todas as partes envolvidas. Nesse caso, o foco não é protocolar e acompanhar processos judiciais, mas sim encerrá-los com acordo entre as partes.
Outra possibilidade de atuação é nos setores consultivos e estratégicos no interior das empresas (jurídico interno) ou fora delas, nos escritórios (jurídico externo). Nessa posição, é esperada do advogado consultivo mais experiência, além de conhecimentos profundos do Direito Cível, que lhe possibilitem redigir pareceres e emitir opiniões muito sólidas sobre temas específicos.
De um modo geral, essas são as principais atuações de um advogado com foco em Direito Civil. Se você tem interesse em se especializar nessa área.