A carreira profissional é voltada para aqueles que desejam aprimorar suas habilidades para o mercado de trabalho em alguma área específica da profissão escolhida.
Para esta finalidade, existem as pós-graduações lato sensu como o MBA e especialização e o mestrado profissional, que é uma pós stricto sensu voltada para os aspectos práticos da profissão.
Qual é a diferença entre lato sensu e stricto sensu?
É necessário ter um diploma de graduação para cursar uma pós, que é oferecida em instituições públicas e privadas. Nas instituições públicas, é possível fazer o mestrado profissional gratuitamente. A especialização e o MBA, porém, são pagos nos dois tipos de instituição.
Ao contrário das pós-graduações stricto sensu, o mestrado profissional, MBA e especialização não se complementam. Portanto, não é necessário cursar as três opções de pós, até porque elas possuem enfoques diferentes. Veja a seguir como funciona cada uma delas:
Mestrado profissional
De acordo com o Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o mestrado profissional capacita os profissionais em diversas áreas do conhecimento por meio do estudo de técnicas, processos ou temáticas que atendam alguma demanda do mercado de trabalho.
Assim como no mestrado acadêmico, é necessário participar de um processo seletivo para ingressar no mestrado profissional. O processo pode incluir prova de conhecimentos específicos, avaliação do currículo e do projeto de pesquisa e entrevista.
O conteúdo programático do curso deve conter conceitos atualizados, metodologia e aplicação das teorias voltadas para o campo específico do pesquisador. Para isso, uma parte dos professores têm formação e atuação voltada para a área do curso.
O projeto de pesquisa é desenvolvido ao longo de dois anos e deve ser voltado para a resolução de um problema prático. No fim, a apresentação da pesquisa pode ser feita em vários formatos e sua aprovação garante ao pós-graduando o título de mestre.
MBA
A MBA significa Master in Business Administration e é voltado para aqueles que desejam adquirir conhecimentos na área administrativa e sobre o ambiente corporativo. Entretanto, também existe cursos de MBA nas áreas da saúde, informação, marketing e agronegócio.
O ingresso no curso dessa modalidade também pode ocorrer por meio de um processo seletivo, com análise do currículo, entrevista, redação e avaliação de proficiência em idioma estrangeiro. Também pode haver testes lógicos e matemáticos.
Qual é a diferença entre pós-graduação e MBA?
O MBA é indicado para aqueles que já possuem um tempo de mercado na área escolhida e, por isso, em algumas instituições é necessário comprovar experiência profissional durante o processo seletivo.
Com carga horária de 360 horas-aula, ao longo desse período os alunos debatem situações reais do mercado com o uso dos conceitos trabalhados nas aulas e com a mediação dos professores.
No fim, é necessário desenvolver uma monografia sobre um tema trabalhado ao longo do curso e que se relacione com o trabalho do aluno, sem a necessidade de apresentação. Se aprovado, o aluno recebe o título de especialista.
Especialização
A especialização existe para diversas áreas do conhecimento. O curso ensina habilidades técnicas e conhecimentos científicos voltados para a atuação profissional.
A forma de ingresso em um curso de especialização pode variar entre as instituições de ensino. Pode haver processos seletivos feitos por meio de avaliação do currículo, entrevista e provas.
A duração média é de dois anos e o conteúdo programático da especialização inclui aulas, seminários e até mesmo aulas práticas, dependendo da área do curso.
Assim como o MBA, no fim do curso de especialização o aluno deve desenvolver uma monografia, com o auxílio de um orientador. A apresentação também deve ser feita pelos alunos que cursaram a especialização a distância. A aprovação da monografia garante ao pós-graduando o título de especialista.
Veja também:
Qual é o caminho para quem quer seguir carreira acadêmica? Conte com a Líbano!